Nossa plataforma é um Canal de Denúncias de Ouvidoria empresarial, totalmente adequada à nova legislação. Venha, guiaremos sua empresa em todo o processo de implantação, lançamento e gestão do canal, cursos e assessoria.
Ouvir seus colaboradores é a melhor forma de manter um ambiente saudável e alinhando
dentro de espaços corporativos. Entender as dores, mapear melhorias e controlar possíveis crises:
a ouvidoria interna é o melhor sistema para manter expectativas alinhadas,
além de melhorar a comunicação interna e o desenvolvimento individual e coletivo.
Integrar efetivamente uma ouvidoria interna à estrutura organizacional não
apenas atende às necessidades dos colaboradores, mas também contribui para o
sucesso e sustentabilidade na sua empresa.
Desde março de 2023, segundo a Lei 14.457/22, empresas que possuem mais de 20
funcionários precisam ter um canal de denúncias anônimas. Mas você sabe
o que é e como fazer uma ouvidoria interna? Nesse texto vamos te ajudar e
entender um pouco mais sobre o assunto.
A ouvidoria interna é um canal de comunicação estratégico em uma organização,
dedicado a receber, analisar e responder às demandas, sugestões, reclamações e elogios dos
colaboradores.Ela desempenha um papel crucial na promoção da transparência, comunicação
efetiva e melhoria contínua dentro da empresa.Ela desempenha um papel crucial na promoção da
transparência, comunicação Ao oferecer um ambiente seguro para os funcionários expressarem
suas preocupações, a ouvidoria interna contribui para um clima organizacional saudável
e para a resolução proativa de questões internas.
Portanto, essa abordagem fortalece a cultura organizacional, demonstrando o compromisso
da empresa com a escuta ativa e o aprimoramento constante.
A ouvidoria interna possui um papel fundamental no ambiente corporativo,
oferecendo diversos benefícios que contribuem para o desenvolvimento
e aprimoramento contínuo de uma organização como:
Ao proporcionar um canal para os colaboradores expressarem suas opiniões, preocupações e sugestões, a ouvidoria interna promove um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo onde os colaboradores percebem que podem ser ouvidor.
A identificação precoce de problemas internos permite que a empresa resolva conflitos de maneira proativa, evitando que se tornem questões mais sérias ou prejudiciais.
A existência de uma ouvidoria interna reforça a cultura de transparência na empresa, demonstrando comprometimento com a honestidade e abertura na gestão, criando uma proximidade entre gestores e colaboradores.
As sugestões e feedbacks dos funcionários recebidos pela ouvidoria interna oferecem percepções valiosas para identificar áreas que podem ser aprimoradas, resultando em processos mais eficientes e eficazes, como podemos ver no vídeo abaixo:
A possibilidade de expressar opiniões e contribuir para o desenvolvimento da empresa aumenta o engajamento dos colaboradores, fazendo deles os protagonistas da construção dos valores.
A ouvidoria interna estimula uma mentalidade de aprendizado constante, onde a empresa busca evoluir constantemente com base nos insights e experiências compartilhados pelos colaboradores.
Em muitos setores, a existência de uma ouvidoria interna é requisito normativo. Cumprir essas regulamentações não apenas fortalece a conformidade, mas também promove uma cultura de responsabilidade corporativa.
Empresas que valorizam a comunicação interna e a resolução ética de problemas desfrutam geralmente de uma melhor reputação, tanto entre os funcionários quanto no mercado externo.
COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA
Desde o dia 21 de setembro de 2022, está em vigor uma Lei que obriga todas as empresas a promoverem treinamentos de combate ao assédio, bem como implementar canais para o recebimento de denúncias.
A Lei nº 14.457/2022, que instituiu o Programa Mais Mulheres, trouxe um capítulo dedicado às medidas de prevenção ao assédio sexual e a outras formas de violência no ambiente de trabalho, o que significa que o assédio moral também deve ser prevenido.
NOSSOS VALORES
Garantir soluções confiáveis aos nossos clientes com o diferencial de diversidade de produtos, qualidade, credibilidade da marca, com ética e responsabilidade socioambiental.
FREDERICO GRATSCH
CEO
RICARDO BORGES
Consultor Financeiro
PATRICIA DUTRA
PSICÓLOGA